Ótima oportunidade pra você estudar no UniCatólica e garantir o seu futuro. Aqui tem os melhores cursos e vantagens especiais de pagamento, bolsas de estudos e estágios. Faça já a sua matrícula!
Avaliação
Curso avaliado com nota 4 pelo MEC
Tipo de Curso
Bacharelado
Turnos
Noturno
Duração
10 Semestres
O curso
-
MISSÃO – Tem como missão formar profissionais competentes, guiados por princípios éticos e conscientes de seus direitos e deveres, capazes de contribuir com o desenvolvimento do setor agropecuário e com capacidade para implantarem sistemas sustentáveis de produção animal, considerando o bem-estar animal, a conservação ambiental e a segurança alimentar. Ofertar alimentos nobre e acessíveis à sociedade, garantindo que a produção animal ocorra de forma economicamente viável e ambientalmente sustentável.
-
OBJETIVO – Formar profissionais comprometidos com melhoria da qualidade de vida capazes de atuar de forma crítica e criativa na identificação e resolução de problemas demandados pela sociedade local, regional, nacional e mundial. Atuar de forma interdisciplinar para estimular a produção animal e de alimentos com responsabilidade social, ambiental e econômica.
-
PERFIL DO EGRESSO – O formado deverá apresentar formação integral de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), com o Código de Ética da profissão, Projeto Pedagógico do Curso (PPC), Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e a missão da instituição.
O egresso do curso de Zootecnia deve estar em consonância com o estabelecido no Art. 5º da Res. Nº 4, de 2 de fevereiro de 2006:
-
Sólida formação de conhecimentos científicos e tecnológicos no campo da Zootecnia dotada de consciência ética, política, humanista, com visão crítica e global da conjuntura econômica social, política, ambiental e cultural da região onde atua no Brasil ou no mundo. Capacidade de comunicação e integração com os vários agentes que compõem os complexos agroindustriais.
-
Raciocínio lógico, interpretativo e analítico para identificar e solucionar problemas.
-
Capacidade para atuar em diferentes contextos, promovendo o desenvolvimento, bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos e comunidades; e
-
Compreensão da necessidade do contínuo aprimoramento de suas competências e habilidades profissionais.
-
– O curso dedica-se à formação de profissionais de comportamento colaborativo, com visão holística das cadeias produtivas e sustentáveis aptos a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novos conhecimentos e tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora para gerenciar, executar e fiscalizar as ações que visem à melhoria das relações socioeconômicas do setor agropecuário. Suas ações devem ser orientadas seguindo as exigências legais e éticas, com capacidade para resolver problemas e identificar oportunidades nas tomadas de decisões frente aos desafios da sociedade, dos avanços tecnológicos, da globalização da economia e da dinâmica inerente às transformações do agroecossistema.
– Para formação desse profissional, o curso de Zootecnia apresenta uma estrutura curricular que objetiva garantir um atualizado e eficiente conhecimento teórico, científico e prático, aliado à utilização de metodologias inovadoras de aprendizagem e a utilização de tecnologias para contribuir com o desenvolvimento do setor agropecuário. O Zootecnista deverá entender a construção do conhecimento como algo dinâmico e que, portanto, a atualização e a formação contínua será parte integrante de sua profissão. Orientado por uma visão inter e multidisciplinar, sua formação permite de forma eficiente gerir sistemas de produção, atuar na saúde e no bem-estar dos animais, com objetivo de promover qualidade de vida à sociedade, estando consciente das relações entre os sistemas produtivos, gestão ambiental e recursos humanos, visando sustentabilidade nas cadeias produtivas.
– Em consonância com o PDI (2019-2023), o Zootecnista deverá ter uma visão sistêmica para atuar no desenvolvimento da pessoa humana e da sociedade, comprometido com o bem-estar social e com a segurança alimentar humana, através de sua formação integral na construção do conhecimento e educação evangelizadora, pautada pelos valores éticos e cristãos, dotado de habilidades para difundir os processos e técnicas que visem uma produção animal economicamente viável e ambientalmente sustentável contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária, livre de preconceitos, empregando o conhecimento a serviço do bem.
– Frente às mudanças e exigências na atuação profissional, o egresso deverá apresentar além dos conhecimentos técnicos e práticos exigidos para o exercício da profissão, um conjunto de habilidades e características pessoais para conquistar seu espaço no mercado de trabalho: capacidade de comunicação oral e escrita, negociação e integração com componentes desde os complexos agroindustriais à produção animal.
– O Estado do Tocantins possui um grande potencial para o desenvolvimento das atividades agropecuárias, no entanto, enfrenta o desafio de fortalecer a produção e a produtividade, o que reflete a necessidade de profissionais Zootecnistas para atuarem nos mais diversos setores da agropecuária, investindo assim em mão de obra qualificada, a fim de desenvolverem suas atividades profissionais e contribuírem na resolução de problemas locais, regionais e nacional.
As práticas
– O acadêmico participa de uma proposta pedagógica que atende além das exigências requeridas a prática da profissão, garantindo a formação integral do profissional. As atividades práticas do curso acontecem desde o primeiro período curso, onde se propõe ações voltadas para discutir problemas relacionados a produção animal, que envolvem atividades práticas de pesquisa e extensão.
– As unidades curriculares de práticas integradoras e extensionistas possuem o objetivo de promover a ligação do ensino, pesquisa e extensão, fomentando e promovendo a relação teoria – prática.
ESTÁGIO CURRICULAR (obrigatório ou não)
– Atividades realizadas em ambiente preparado para a formação profissional na prática que devem procurar assegurar a consolidação e articulação das competências estabelecidas, assegurando o contato do acadêmico com situações e contexto real, permitindo que conhecimentos, habilidades e atitudes se concretizem em ações profissionais.
– Durante as atividades de estágio os acadêmicos desenvolvem soluções inerentes aos sistemas produtivos locais, descrevem a problemática e os resultados em forma de comunicados técnicos, realização de dias de campo e eventos de divulgação para dissociação de novas tecnologias e soluções para o campo.
– Na área de pesquisa são ofertadas bolsas de iniciação científica PIBIC/FACTO e também PIBIC/CNPq. Estas bolsas são oferecidas aos acadêmicos que se identificam e tem espírito pesquisador.
– No campo de extensão são desenvolvidas diversas atividades com intuito de fortalecer o conjunto de valores necessários para a formação do profissional de Zootecnia com resgate dos valores humanos, éticos e comprometimento para com a profissão e sociedade.
– No curso se destaca a fazenda escola que é composta por setores experimentais que possuem caráter demonstrativo pedagógico e visam proporcionar aos acadêmicos uma formação que une a teoria à prática. Esses setores possibilitam aos alunos o acompanhamento do sistema de produção de bovinos, ovinos, caprinos, suínos, aves, equinos, abelhas e peixes.
– O curso possui uma infraestrutura e laboratórios (Anatomia Animal, Solos, Bromatologia, Microbiologia e Imunologia, Fitopatologia e Nematologia, Química e Bioquímica, Física, Entomologia, Esterilização de Águas e Tecnologia de Processamento de Produtos Agroindustriais) a atividades práticas conduzidas no campo experimental.
Matriz curricular
Matrículas abertas
Contato
Fale com o coordenador do curso e saiba mais
Coordenador do curso:
Prof.ª Ma. Kedma Nayra da Silva Marinho kedma.marinho@catolica-to.edu.br
Localização:
Unidade II
Horário de funcionamento:
de Segunda-feira a Sexta-feira (das 18:50h às 22:25h) e Sábado (das 9h às 12:30h)
Inscreva-se
Autorizado pela portaria do MEC nº 1.162 de 27 de dezembro de 2006
Reconhecido pelo MEC pela portaria nº 265 de 19 de julho de 2011.