Ícone

Tipo de Curso

Bacharelado

Ícone

Turno

Noturno

Ícone

Duração

8 Semestres

O curso

  • MISSÃO – Oferecer aos acadêmicos um ensino integral pautado em valores e no cumprimento das Diretrizes Curriculares do Curso. Esta formação oferece à sociedade egressos aptos a diagnosticar e resolver problemas de diversos contextos de forma eficaz, eficiente e inovadora, comprometidos com os processos de transformação da vida, dos negócios, da comunicação, com o desenvolvimento da técnica, aplicando a sua responsabilidade ético-social no meio ao qual esteja inserido.

  • OBJETIVO – Formar profissionais críticos e reflexivos capazes de atuar em diferentes contextos por meio do desenvolvimento de competências necessárias ao mercado de softwares, atuando em processos de Educação e Investigação Científica aplicadas à Engenharia de Software. Os objetivos específicos da formação em Engenharia de Software, de acordo com as premissas curriculares, pedagógicas e metodológica do curso, propiciam:

    – Preparar profissionais para atuarem como agentes de transformação através de tecnologias adequadas ao contexto da organização ou da sociedade em que vive. Para isso requer o desenvolvimento de capacidades para todos os níveis dos perfis de competência definidos neste Projeto Pedagógico a serem desenvolvidos no curso.

    – Realizar o diagnóstico e avaliação de problemas com soluções algorítmicas, alinhados ao contexto do cenário e processo de construção de software, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara.

    – Identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Engenharia de Software, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta e análise de dados em projetos de pesquisa.

    – Utilizar ferramentas, métodos e técnicas apropriadas para a concepção de software de qualidade de forma coerente com referenciais teóricos e características do problema-alvo que se propõe a resolver.

    – Desenvolver profissionais para atuar como líder de projetos no processo da concepção de um software, gerenciando projetos e equipes alto desempenho.

  • PERFIL DO EGRESSO – Em consonância com as DCN do curso dos Curso de Computação, CNE/CES 05/2016, especificamente quanto ao perfil do curso de Engenharia de Software, o qual visa uma formação sólida desenvolvida nos eixos Educação e Investigação Científica aplicadas à Engenharia de Software. O perfil do egresso é marcado pelo empreendedorismo, inovação, análise e design de software.

    Construção, testes de software e qualidade de software permitem ao egresso ser um profissional apto para:

    – Criar sistemas de software de alta qualidade de maneira sistemática, controlada, eficaz e eficiente que levem em consideração questões éticas, sociais, legais e econômicas.

    – Criar soluções, individualmente ou em equipe, para problemas complexos caracterizados por relações entre domínios de conhecimento e de aplicação.

    – Agir de forma reflexiva na construção de software, compreendendo o seu impacto direto ou indireto sobre as pessoas e a sociedade.

    – Entender contexto social no qual a construção de software é praticada, bem como os efeitos dos projetos de software na sociedade.

    – Compreender os aspectos econômicos e financeiros associados a novos produtos e organizações.

    – Reconhecer o caráter fundamental da inovação e da criatividade e compreender as perspectivas de negócios e oportunidades relevantes.

As práticas

As atividades práticas do curso acontecem desde o primeiro ano curso através de:

– Simulação da Prática, a qual compreende um conjunto de atividades práticas desenvolvidas pelos discentes sob a ótica de um problema prático da vivência profissional. Todas as unidades curriculares são regidas a partir da simulação da prática a partir de um problema do contexto real.

– Unidades extensionistas que compreendem diagnóstico de problemas em um contexto real e proposição e desenvolvimento de soluções propiciando a transformação do meio ao qual esteja inserido.

– Atividade previstas para serem desenvolvidas no Estágio Curricular desenvolvido no último ano curso, permitindo aos discentes a dedicação exclusiva à realização do estágio, sem competir atenção com outra unidade curricular, podendo executá-lo na localidade de Palmas, no Tocantins, em qualquer localidade do país ou fora dele através de Programa Institucional de Internacionalização.

Matriz curricular

Corpo Docente

Claudio Eduardo Oliveira

Me. Fernanda Brito Bandeira

Dra. Leila Dias Pereira do Amaral

Me. Sidney Soares de Sousa

Me. Silvano Maneck Malfatti

Me. Stephany Moraes Martins

Thallyta Teixeira Silva

Me. Valeria Martins da Silva

Me. William de Sousa Dias

Matrículas abertas

Ótima oportunidade pra você estudar na UniCatólica e garantir o seu futuro. Aqui tem os melhores cursos e vantagens especiais de pagamento, bolsas de estudos e estágios. Faça já a sua matrícula!

Foto de uma mulher com um cofrinho com moedas

Contato

Fale com o coordenador do curso e saiba mais

Coordenador do curso:

Stephany Moraes Martins engenharia.software@catolica-to.edu.br

Localização:

Unidade I

Horário de funcionamento:

De Segunda-feira a Sexta-feira (das 18:50h às 22:25h) e Sábado (das 9h às 12:30h)